recursos para saúde

VÍDEO: ministro da Saúde visita a região para inauguração de Instituto do Coração

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Especial)
Queiroga chegou acompanhado de uma comitiva de políticos, entre eles, o senador Luis Carlos Heinze e o deputado Osmar Terra

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visita a Região Central neste sábado para a inauguração de uma importante obra na área da saúde. Pela manhã, por volta de 9h, ele chegou a Santa Maria em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na sequência, embarcou em um avião comercial com destino a Santiago, onde participou de cerimônia de inauguração do Instituto do Coração (Incor).


Antes de embarcar para Santiago, o ministro conversou rapidamente com a equipe do Diário e destacou a importância de criação de um novo centro especializado em doenças cardiológicas:

- É um hospital vocacionado para tratamento de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de óbitos no Brasil no contexto pré e pós-pandêmico. São 380 mil mortes por ano no país e ter um hospital vocacionado para essa assistência é importante.

NOVA VARIANTE
Uma nova variante do coronavírus, detectada no continente africano, já começa a preocupar autoridades de saúde e, com isso, algumas restrições começaram a ser recomendadas para visitantes vindos da África. Indagado pela reportagem, Queiroga falou que ainda não é necessário um "desespero" por causa desta nova variante e exaltou a importância de se dar continuidade à campanha de vacinação.

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

- Os cuidados são os mesmo em relação a qualquer variante. Podem surgir variantes em todos os lugares e a nossa Vigilância em Saúde se prepara para que respostas possam ser dadas. A principal forma de controlar é ampliar a campanha de vacinação. O Brasil tem um saldo bem positivo de vacinação. Com isso. o cenário epidemiológico vem sendo controlado. É uma variante de preocupação e não de desespero. Precisamos trazer tranquilidade neste momento - afirmou o ministro.

AGENDA
Queiroga embarcou na aeronave para Santiago ao lado dos deputados federais Osmar Terra (MDB), Giovani Cherini (PL) e Marcelo Brum (PSL) e do senador Luis Carlos Heinze (PP). Ainda no aeroporto de Santa Maria, o ministro e demais políticos conversaram rapidamente com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). 

Heinze foi o único que não acompanhou o ministro de Porto Alegre, onde a comitiva esteve antes de chegar na região. Em compromissos da pré-candidatura ao governo do Estado, o senador chegou de carro a Santa Maria, vindo de Garibaldi. Ele se juntou aos demais já no aeroporto. 

- O Instituto do Coração é uma importante obra, por isso que fizemos questão de estar aqui. O Hospital de Santiago um hospital que já é referência na região e vem crescendo. São recursos que vêm do governo federal para auxiliar a saúde da região - reitera Heinze. 

Após a agenda na terra dos poetas, o ministro e a comitiva se dirigem até Santa Rosa e, então, para Santo Ângelo. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Eduardo Ramos (Especial)
Senador Heinze, ministro Queiroga e deputado Osmar Terra em Santa Maria

OUTROS RECURSOS
Vem do senador Heinze outra emenda que promete auxiliar no desenvolvimento do município de Santiago. Serão R$ 2,1 milhões destinados à conclusão da obra do aeroporto da cidade. Com isso, será possível receber voos de grande porte.

- A pista já tem uma parte pronta e precisa da complementação. Assim que for liberado o dinheiro, a obra inicia. A ideia é que seja concluída já em 2022 - afirmou Heinze. 

INCOR

O Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Santiago já está em funcionamento desde a última semana, mas o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde ainda está em andamento. O Incor será referência para tratamentos cardiológicos nos municípios que compõem a região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS).

De acordo com o Ministério da Saúde, em publicação na conta oficial no Twitter,  "procedimentos do coração Coração, que antes não eram ofertados, serão implementados e 600 mil pessoas da região serão beneficiadas. O Grupo Hospitalar Santiago é referência no tratamento de câncer e doenças renais crônicas e dedica pelo menos 66% dos procedimentos ao Sistema Único de Saúde".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Calendário de vacinação é atualizado com ações até 4 de dezembro

Próximo

Você sabe dizer se seus relacionamentos fazem bem à sua saúde?

Saúde